terça-feira, 16 de novembro de 2010

O poder das mídias sociais no relacionamento e reputação das empresas

 

Nos dias atuais não tem jeito de sua marca ser relevante se ela não estiver na web. Esta foi a grande revolução do século XXI. Uma revolução econômica e social. Podemos dizer com toda certeza que temos um novo canal de vendas e de comunicação. O mercado mudou sua forma de se comunicar com seu público, porque seu público mudou sua forma de se comportar.
Nos princípios de marketing já se dizia que devemos avaliar o comportamento do consumidor para sermos bem-sucedidos na venda de nossos produtos e serviços. E, por isso, podemos dizer que as mídias sociais influenciam diretamente sobre o seu negócio, tanto positivamente como negativamente. Muito cuidado com o que o escreve, senão todo o trabalho realizado pelo seu Relações-Públicas, vai por água abaixo. Cuide de sua reputação também online.
É fato que cresce exponencialmente o número de empresas utilizando as redes sociais para alavancar o seu negócio na Internet. Porém, criar o perfil empresarial no Twitter, Orkut e Facebook, não é suficiente. É preciso saber usar corretamente as mídias sociais.
Devemos ter bom conhecimento das ferramentas e ter boas práticas para poder nos relacionar de forma eficiente com o nosso público-alvo.
Segue aqui duas dicas básicas, e essenciais, do que você deve ou não fazer para começar com o pé direito:
Em primeiro lugar, seja sincero e não crie perfis falsos. Da mesma forma que as boas práticas de relações-públicas é colocada para os outros canais de comunicação, nas redes sociais não é diferente.
Não se autopromova, e sim, compartilhe e interaja ao máximo. A rede social não é publicidade, e sim canal de relacionamento.
Com essas duas premissas você poderá incluir e começar a explorar as mídias sociais no seu planejamento de marketing e de vendas do seu negócio. Mas, procure um bom profissional para lhe orientar. O mundo está cheio de boas intenções, mas se não utilizar direito às mídias sociais, elas poderão se virar contra você mesmo.

Fonte: megafonecomunicacao.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário